Força, riqueza e sabedoria mundanas não satisfazem a real necessidade dos homens, pois eles precisam de algo que só o Criador pode lhes fornecer. É para satisfazer essa necessidade da humanidade que YHVH escolheu e chamou Avram, que na sua confiança em Elohim, manteve-se firme e não duvidou da promessa que lhe fez o Senhor.
YHVH determinou o espaço do território prometido a Avram e o seu deslocamento nele. Obedecendo, Avram manteve a sua intimidade com Elohim e foi amparado por ele em todas as dificuldades que enfrentou. Sua confiança cresceu a cada experiência vivida e tornou-se capaz de receber o bastão do sacerdócio das mãos de Malki-Tsédec.
Malki-Tsédec conduziu o bastão do sacerdócio que deveria ser passado para o seu substituto, escolhido e aprovado, como ele, por YHVH. Manter o relacionamento pessoal com Elohim era vital para que fosse capaz de realizar a missão com êxito.
Malki-Tsédec foi o sacerdote condutor da Tocha e detentor dos segredos sobre o plano de YHVH, revelados e documentados antes e depois do dilúvio, que seriam entregues para o seu substituto, cuja indicação ele aguardava de Elohim.
A Escritura revela as obras de Elohim.
Elohim escolheu Avraham (Abraão) para dele formar uma nação e dar continuidade à execução do seu projeto de redenção da humanidade.
As nações que se formaram após o dilúvio não conseguiram escapar da astúcia de Satan, que as aprisionou no reino dos mortos. Isso implica na necessidade de alguém que viesse liberta-las do domínio de Satan.
YHVH Elohim conduziu a arca transportando Noaḥ (Noé), sua família e os seres que repovoaram a terra.
Yeshua fez referência à sua segunda vinda relacionando o estado da humanidade com a da época de Noaḥ (Noé) e de Lot (Ló).
Como estava a humanidade nos dias de Noaḥ? Por que somente Noaḥ e a sua família foram salvos no Dilúvio?