Romanos 3
1 Qual é, logo, a vantagem do yehudi(judeu) ? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de Elohim lhe foram confiadas. 3 Pois quê? Se alguns foram infiéis, a sua infidelidade aniquilará a fidelidade de Elohim? 4 De modo nenhum! Elohim é verdadeiro, e todo homem, mentiroso, como está escrito: "Por isso és justo no teu falar e puro no teu julgar". 5 E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Elohim, que diremos? Porventura, será Elohim injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.) 6 De maneira nenhuma! Doutro modo, como julgará Elohim o mundo? 7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Elohim para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador? 8 E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa. 9 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto yehudim(judeus) como gregos, todos estão debaixo do pecado, 10 como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Elohim. 12 Todos se extraviaram e juntos se corromperam. Não há quem faça o bem, não há um sequer. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente;' peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; 14 cuja boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Em seus caminhos há destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Elohim diante de seus olhos. 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a torá(lei) diz aos que estão debaixo da torá(lei) o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Elohim. 20 Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da torá(lei) , porque pela torá(lei) vem o conhecimento do pecado. 21 Mas, agora, à parte da torá(lei) , se manifestou a justiça de Elohim, tendo o testemunho da torá(lei) e dos profetas(neviim) , 22 e, a justiça de Elohim pela fé(emuná) de Yeshua, o Ungido, foi dada à todos os filhos de Adam, à todos os que creem; pois não há distinção. 23 Porque todos pecaram e foram destituídos da glória de Elohim, 24 mas pela graça, todos são justificados gratuitamente, porque Yeshua, o Ungido, os resgatou. 25 Ao qual Elohim de antemão para, com seu sangue, fazer expiação por nós, mediante a fé(emuná) , a fim de revelar a sua justiça e compaixão pelas quais perdoou as transgressões do seu povo desde antigamente; 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que crê em Yeshua. 27 Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé(emuná) . 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé(emuná) , à parte das obras da torá(lei) . 29 É, porventura, Elohim somente dos yehudim(judeus) ? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente. 30 Se Elohim é um só, que justifica, pela fé(emuná) , a circuncisão e, por meio da fé(emuná) , a incircuncisão, 31 anulamos, pois, a torá(lei) pela fé(emuná) ? De maneira nenhuma! Antes, confirmamos a torá(lei) .