Romanos 9
1 No Ungido digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo): 2 tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. 3 Porque eu mesmo poderia desejar ser separado do Ungido, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; 4 que são israelitas, dos quais é o direito de filhos, e a glória, e as alianças, e a torá(lei) , e o culto, e as promessas; 5 dos quais são os pais, e dos quais é o Ungido, segundo a carne, o qual é sobre todos, Elohim bendito eternamente. Amén(Amém) ! 6 Não que a palavra de Elohim haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; 7 nem por serem descendência de Avraham são todos filhos; mas: Em Itsḥac será chamada a tua descendência. 8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Elohim, mas os filhos da promessa são contados como descendência. 9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sará terá um filho. 10 E não somente esta, mas também Rivcá, quando concebeu de um, de Itsḥac, nosso pai; 11 porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Elohim, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), 12 foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. 13 Como está escrito: Amei Yaacov e aborreci Essav. 14 Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Elohim? De maneira nenhuma! 15 Pois diz a Moshé: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. 16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Elohim, que se compadece. 17 Porque diz a Escritura a Faraó(Par'ô) : Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. 18 Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer. 19 Dir-me-ás, então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem resiste à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Elohim replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? 22 E que direis se Elohim, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para perdição, 23 para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, 24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os yehudim(judeus) , mas também dentre os gentios? 25 Como também diz em Hoshea: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada. 26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Elohim vivo. 27 Também Yeshayahu clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. 28 Porque o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, completando-a e abreviando-a. 29 E como antes disse Yeshayahu: Se YHVH dos Exércitos nos não deixara descendência, teríamos sido feitos como Sedom e seríamos semelhantes a Amorá. 30 Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, alcançaram a justificação? Sim, mas a justificação que é pela fé(emuná) . 31 Mas Israel, que buscava a torá(lei) da justificação, não alcançou à torá(lei) da justificação. 32 Por quê? Porque não foi pela fé(emuná) , mas como que pelas obras da torá(lei) . Tropeçaram na pedra de tropeço, 33 como está escrito: Eis que eu ponho em Tsion uma pedra de golpe e uma rocha de tropeço; e todo aquele que crer nele não será confundido.